quarta-feira, 16 de março de 2011

Servidores - Tecnologias e Componentes


Servidores são computadores muito mais robustos que os PC's, não apenas em capacidade mas também em tecnologia, os servidores como o próprio nome já diz tem a função de servir a outros computadores em uma rede, seja para Internet, arquivos, telefonia, etc... Ele alem de ter que suportar uma quantidade de dados ao mesmo tem ele tem que ser um computador que não para, estar ali funcionando sempre que seja requisitado e por esse motivo seus componentes são muito mais caro que um computador comum.

Tecnologias de servidores:
HD SAS - Serial Attached SCSI
SAS é a tecnologia usada para a comunicação da placa mãe com o HD, nos PC's conhecemos como Sata que é uma forma de comunicação bit a bit porem com um valor bem mais baixo que o SAS. Os servidores tem a caracteristica de trabalhar em sistema RAID mas não vamos entrar em detalhes sobre essa tecnologia.

Memoria DDR3
No quesito de memorias os servidores utilizam o mesmo modelo que os PC's mas por se tratar de um computador mais robusto algumas tecnologias são atribuídas para que o servidor trabalha os dados de uma forma diferente. Os servidor possuem uma tecnologia chamada ECC (Error Checking and Correction) que o sistema faz uma varredura na memória checando e corrigindo os erros dos dados alocados na mesma.
Spare Bank, Suporte de bancos duplos para melhor proteção de dados em caso de falha no chip da memoria. Exige que todos os slots disponíveis estejam sendo utilizados para funcionar

Placas de Rede.
Os servidores por receberem grande fluxo de dados (tanto para leitura quanto para escrita) vem com várias placas de rede em sua placa mãe, e com essas placas é possível fazer um balanceamento de carga para não causar uma sobrecarga na rede, um detalhe é que nessa parte o servidor trabalha integrado com o Switch para fazer esse balanceamento.



Fonte de Alimentação.
Um problema muito comum é a queima de fontes, principalmente em uma rede onde não há nobreaks, a solução para este problema foi bem simples, os servidores possuem duas fontes trabalhando simultâneamente onde na falha de uma a outra assume total controle sobre a distribuição para o computador automaticamente, deixando a fonte com problema disponível para troca sem que o servidor pare.

Processadores.
A peça chave que separa um servidor de um PC, os processadores além de trabalharem com um numero mais alto de memoria cash, mais núcleos e clocks mais elevados, os servidores possuem a disponibilidade de colocar mais que um processador em sua placa mãe dobrando assim a sua velocidade de processamento.

Hot Swapping.
Esta tecnologia é encontrada apenas em servidores, e tem a finalidade de trocar as peças com o computador ainda em atividade.
Você já imaginou como seria colocando uma nova memoria em seu PC sem precisar desliga-lo? Ou então adicionar uma novo HD com o computador em pleno funcionamento?
Em servidores isso é possível, a qualquer momento você pode remover e adicionar mais componentes a seu servidor sem precisar parar os serviços.

Sistema Operacional.
Falamos em OS já pensamos automaticamente em Windows, mas na área de servidores o Linux tem uma força presença, devido ao fato de que os analista de sistemas tem um conhecimento mais amplo que os usuários comuns e com isso uma capacidade de se adaptar mais fácil a outras tecnologias diferente dos usuários comuns que se trocarmos o OS para Linux encontrara uma serie de barreiras.
Entre os OS mais conhecidos estão:
Windows Server 2008
Windows Server 2003
Linux Debian
Linux Ubuntu Server
Linux CentOS
Linux Fedora



Agora quando o assunto for servidor você estará mais informado para conseguir entrar forte no debate mas ainda existem muitas coisas para aprendermos sobre servidores.

Deixo aqui alguns links de servidores das maiores na área.
DELL PowerEdge R210 11G

IBM x3650 M3

HP PROLIANT ML150 G6 QC

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More